quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lagoa Santa deve deixar de ser cidade.

A cidade turística de Lagoa Santa pode ser extinto, isto é, voltará a ser distrito de Itajá-GO.

"De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, se o Congresso não votar, até o final deste ano, uma lei complementar sobre as emancipações, 57 municípios deixarão ser municípios. Em Goiás, os municípios de Campo Lindo de Goiás, Gameleira de Goiás, Ipiranga de Goiás e Lagoa Santa correm o risco de extinção."

A cidade foi emacipada em 21 de julho de 1998. E o prefeito eleito em 2008 erá um dos mandantes da política na fundação da cidade.

O empresário hoteleiro Álvaro Conrado Francisco foi candidato único e eleito com 821 votos, de um total de 1.164 eleitores. Segundo levantamento do IBGE em 01/07/2008, a população é de 1.308 habitantes.

Interessante que em 2006 a população era de 965 habitante.

A cidade de Lagoa Santa, teve 19 candidatos a vereador que buscavam uma das nove cadeiras na câmara.

Com área geográfica de 495 km2, sua principal e única atividade econômica é o turismo, monopolizada por uma empresa de turísmo, que detem os direitos de explorar a única atração turística da cidade, a lagoa de águas termais.

É sabido que muitas pequenas cidade emancipadas _ para atender interesses políticos, tem causado prejuízos aos cofres públicos. Uma vez que a maioria não conseguem receita suficiente a União precisa repassar recursos financeiros, para manter a máquina adminsitrativa destes nanicos funcionando.

Nenhum comentário: