Trafegar de carro no centro de Rio Verde ficou impraticável. Falar sobre as ruas próximas a Praça 05 de Agosto e do Calçadão é até covardia. Então deixamos de lado aquilo que não tem solução em curto prazo e vamos falar sobre dois gargalhos que tem solução imediata, mas nossos administradores de trânsito vêm adiando a anos.
Trata-se da Rua Costa Gomes. A famosa rua paralela a Avenida Presidente Vargas, onde a maioria dos motoristas foge, para escapar do trafego pesado da avenida.
O primeiro gargalho está localizado na Rua Costa Gomes (quadra onde localiza uma Lotérica, à direita e um Hotel, à esquerda), com esquina da Avenida Jerônimo Martins ( que dá acesso ao mini-Shopping).
Existe ali um semáforo três tempos (mas parece ter quatro), que causa um engarrafamento de duas quadras. Mudar o sentido das vias, alterar trajetos, impedir estacionamentos, permitir mão dupla na rua Abel Pereira de Castro, etc, etc, etc.
O segundo gargalho é um velho conhecido da população. Também na Rua Costa Gomes, no trecho entre as ruas Joaquim Vaz do Nascimento (Rua do Campeão) e Cel. Vaiano (próximo ao Mercado Velho). Neste trecho a mão única da Costa Gomes se torna dupla, causando um engarrafamento absurdo, já que existe um semáforo três tempos, entre a Joaquim Vaz do Nascimento e Costa Gomes. Logo acima deste semáforo, sentido norte, há um congestionamento de caminhões estacionados para descarregar mercadorias no depósito do supermercado (antes tinha placa proibindo o estacionamento no local). E para complicar ainda mais. Existem duas escolas nas proximidades. Pronto está feito o caos. Solução? Eliminar a mão dupla neste trecho. Parece simples, não fosse o tal supermercado.
O maior problema do trânsito em Rio Verde chama-se: improvisação. Sempre testando, testando. Já é o momento de agir com mais profissionalismo e realizar as mudanças necessárias para minimizar o caos instalado no trânsito de Rio Verde, mesmo que isto vai de encontro aos interesses de uma minoria.
E por favor, ajudem os pedestres. Nosso trânsito não tem sido nem um pouco complacente com o pedestre.